
O vencedor do Oscar, Robert Downey Jr., nunca é alguém que faz nada pela metade. A cozinha, projetada pela Fox-Nahem Associates, apresenta a mais inesperada antitendência até hoje: futurismo retrô – uma versão mais luxuosa e habitável do futurismo que vai além das tendências populares padrão.
No canto da cozinha de Robert Downey Jr., segundo o site Homes & Gardens, formas curvas se fundem com materiais brutos texturizados e detalhes metálicos para uma reinterpretação de uma visão retrô para o futuro, saída diretamente de um clássico filme de ficção científica dos anos 80, mas sem a frieza clínica e severa frequentemente associada a ideias de decoração ultrafuturistas ou modernas.
+ Decoração no quintal de Meghan Markle inspira tendência em 2025
+ A sala de estar ‘minimalista e aconchegante’ de Anne Hathaway exibe tendência para 2025
Então, o que exatamente é o retrofuturismo? De acordo com Homes & Gardens, essa tendência de design de interiores é uma forma moderna de design que frequentemente apresenta elementos metálicos, linhas bem torneadas e um visual monocromático que sugere dinamismo, movimento e fluidez.
O design futurista frequentemente integra materiais inovadores, tecnologia e elementos arquitetônicos, é tudo sobre alcançar um visual elegante e simplificado. No entanto, a mais recente abordagem dessa estética – o futurismo retrô – também mistura calor, suavidade e adições de cores inesperadas.
Embora o design futurista modernista fosse popular no início dos anos 2000, atualmente, estamos notando uma combinação de modernidade emparelhada com nostalgia. Uma tendência que muitos designers e decoradores estão começando a adotar. O sucesso depende do uso dos materiais certos e da opção por um design elegante que resulte em uma mistura eficaz do antigo e do novo.
Menos é mais, então tome cuidado para não exagerar no design, especialmente na cozinha, o coração da casa. Tenha em mente também que ideias de cozinha muito modernas podem às vezes parecer sem vida e industriais, então equilibre isso introduzindo calor com bastante iluminação em camadas e móveis texturizados para adicionar interesse.
A cor é outra consideração. Apesar de sua estrutura moderna, esta casa inclui muitos toques mais quentes. No espaço de Robert, o rosa vibrante tem lugar de destaque. Rico e cheio de nuances, um rosa vibrante tem uma profundidade que empresta sofisticação lúdica a um esquema.
“Adoro usar cores e materiais suaves e profundos em cômodos”, diz a designer de interiores Rachel Chudley. “É ótimo brincar com esses elementos e introduzir alguns detalhes desonestos para surpreender.”
Por fim, o visual retrô futurista não fica completo sem alguns detalhes metálicos. A maneira mais simples de introduzir o metal é com sua iluminação. Os pingentes esculturais são uma adição de destaque. Siga com um backsplash de metal, acessórios e bancada para uma cozinha verdadeiramente única que defende o futurismo retrô.
Fonte: Homes & Gardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
Ver essa foto no Instagram